segunda-feira, 8 de março de 2010

Um monopólio chamado "energia elétrica"


Depois de 15 minutos de chuva em Salvador, imaginem?!


- Fiquei 03 (três) horas sem energia elétrica.

Após muito xingar a empresa fornecedora me veio uma questão simples a qual eu nunca tinha parado pra pensar:

- Por que não existem no Brasil outras empresas fornecedoras de energia elétrica, assim como existem as operadoras de telefonia móvel?!

E foi com base nesse pensamento que após as 03 (três) horas sem energia elétrica, estou eu aqui dedicando mais uma horinha pra escrever esse “post”.

Alguém já parou pra pensar como seria ficarmos sem energia elétrica nos dias de hoje?

Quero que todos pensem no hoje, com todos os aparatos eletrônicos, e não no passado...

Hoje não temos sequer direito a escolha da empresa que irá nos fornecer a energia elétrica, essas empresas fazem o que querem e na hora que bem entenderem, pois são únicas no mercado, e ainda assim nos chamam de “clientes”.

- Provavelmente dentro dessas empresas cliente é sinônimo de palhaço (sem desmerecer tão honrosa profissão).

No mundo moderno, muita coisa mudou, deixaram de existir os monopólios de telefonia fixa, os monopólios de telefonia móvel, os monopólios de internet banda larga, e até os monopólios de TV por assinatura, o que fez com que essas empresas valorizassem cada vez mais seus “clientes”.

Mas as empresas de luz não, continuam as mesmas,hoje elas não são mais “estatais”, se dizem empresas privadas, no entanto nos fazem reféns, cada qual em seu estado é refém de uma dessas empresas, e não tem direito de escolher por A ou B, é aquela e pronto!

E porque o governo não abre o mercado de energia elétrica, assim como abriu o mercado dos serviços acima citados? Não há dúvidas que esta abertura obrigaria as empresas a respeitarem mais os consumidores e assim o cidadão se tornaria um cliente de fato. A alternativa, seria o governo baixar portarias que regulamentassem a obrigatoriedade das empresas entenderem, que energia é um bem essencial, direito do cidadão e que por isso merece respeito. Assim elas deixariam de trabalhar visando somente o lucro.

Atenção autoridades acordem para o problema e mudem as leis referentes ao fornecimento de energia elétrica em nosso País. Não podemos em pleno século XXI, sermos reféns de provedores de serviços monopolistas...

Precisamos uma mudança na regulamentação da energia elétrica nacional, assim como houve a mudança na regulamentação dos outros serviços. E que essa mudança venha para beneficiar todos nós, para que não sejamos mais forçados a consumir daquele único fornecedor. O as políticas públicas e privadas, tem o dever de nos dar o direito de escolha, afinal vivemos ou não numa democracia?!

Felipe Vieira

0 Deixe um comentário, clique aqui!:

Postar um comentário