Está lançada a sorte, a 51ª edição da Copa Libertadores da América teve seu início na quarta-feira (27/01), em Potosí, com um placar amargo para o time do Cruzeiro que superava uma altitude boliviana de quase 4000 metros e deixou que o time do Real Potosí empatasse aos 43 minutos da etapa complementar.
Bom, como uma atleticana inveterada que sou (assim definida), não estou aqui para falar do time que tanto desejo que saia desta competição o mais breve possível (risos), sei que muitos dirão:
- Mas jornalista deve ser imparcial... Ainda mais jornalista esportiva..
Sim, concordo com quem defenda essa idéia, mas estou escrevendo esse “post” como amiga do meu querido “cariocapolitano” Felipe Vieira e me permiti esquivar um pouco dessa regra da imparcialidade...
Que tal sabermos um pouco mais desta competição?
Organizado pela CONMEBOL - Confederação Sul-Americana de Futebol, a Copa Santander Libertadores, nome oficial desde 2008 por motivo de patrocínio, é a principal e mais disputada competição de futebol entre clubes da América do Sul. O nome do torneio foi uma homenagem aos principais líderes da independência das nações da América do Sul: Dom Pedro I, Simón Bolívar, José de San Martín, Bernardo O'Higgins e Antonio José de Sucre.
Foi em Santiago, no Chile, que o torneio foi realizado pela primeira vez e contou com a participação apenas do campeão nacional de cada país, onde o Vasco representou o Brasil. Hoje em dia 38 clubes tem a chance de participar da competição. O país hermano (mui hermano) soma como o maior colecionador de troféus da competição com 22 títulos, contra 13 dos times brasileiros.
O Brasil será representado na edição de 2010 por: Flamengo (Campeão Brasileiro 2009), Corinthians (Campeão da Copa do Brasil 2009), São Paulo, Cruzeiro e Internacional.
A Argentina é o país com maior número de equipes na competição, somando seis no total, entre eles: Estudiantes, Lanús, Veléz Sarsfield, Newell’s Old Boys, Colón e Banfield.
A notícia boa é que este ano o Boca Juniorns, o segundo maior campeão do torneio com seis títulos está fora da competição, o que aumenta ainda mais as chances dos times brasileiros conquistarem o título de campeão da Copa Libertadores 2010.
Pensando bem essa notícia não é tão boa assim, o “Terror dos Times Brasileiros” ou, o “Papa Títulos da Libertadores” fará muita falta neste torneio, não foi o time do bairro de La Boca que eliminou no dia 07/05/2008, em pleno Mineirão um time azul e branco que já se sagrava campeão antes do apito final do juiz??
Hum... se bem que eu ainda posso contar com a astúcia do atual campeão da Libertadores, o time do Estudiantes (que eliminou o Cruzeiro na mesma circunstância citada) e claro, com a arrogância de alguns cruzeirenses que já se consideram campeões de 2010 com apenas um jogo contemplado.
Para aqueles que insistem em perguntar:
- Sim, estou preocupada apenas com o campeonato mineiro e sim, serei CAMPEÃ este ano!!!
2 Deixe um comentário, clique aqui!:
Pivetaaaa... Botou pra lenhar viu... quero mais!!! Obrigado pela moral, te adoroooo!!!
Não tem pra ninguém São Paulo campeão outra vez!!!!!!!!!!!!!
Postar um comentário