Faz um tempo que me pergunto, mas nunca desprendi um pouco de tempo pra escrever e pesquisar sobre esse assunto...
E são nesses momentos que fico mais satisfeito ainda, em ter criado esse blog, porque sei que aqui posso expor sem me preocupar com nada tudo aquilo que penso e que pretendo reportar ao mundooo...
Entrando de fato no assunto, não importa se você é um novato ou um usuário experiente; se você é “peão”, engenheiro ou dono de uma construtora; se é um grande empresário ou se acaba de pegar abrir sua “birosca”.
Quando falamos em tecnologia, Internet, redes sociais e afins, temos sempre que levar em conta o fator cultural e social que está inserido nesse contexto.
Por isso a maioria de meus textos, são pra “gregos e troianos”, sempre me preocupo em usar uma escrita bem simples, no entanto com conteúdo de alta qualidade...
- Ai, ai, alguém me disse que eu escrevo bem e eu já to me achando... Risos....
Enfim, venho observando (eu e metade do mundo - Risos) que nos últimos anos, o número de usuários no Brasil cresceu significantemente por vários motivos, tais como incentivos do governo para compra de computadores, facilidade de acesso (lan house), acessos gratuitos à Internet, redes sem fio e, principalmente, por causa das redes sociais.
As redes sociais são uma das maiores "culpadas" pelo crescimento de número de usuários, tendo em vista que a Internet só passou a ser parte efetiva da vida dos brasileiros após o surgimento dos Orkut’s e MSN’s da vida, isso se referindo ao uso doméstico, é claro, dentro das empresas e instituições de ensino, o uso da Internet já era mais do que propagado, mas nos lares brasileiros ainda era visto como algo inacessível e/ou supérfluo, conforme disse acima, computador era objeto de luxo, e internet (que era discada), serviço de maior luxo ainda.
De acordo com pesquisa Nove em cada dez usuários brasileiros que utilizam Internet acessam redes sociais (Orkut, Facebook, Sonico, etc...) ou usam ferramentas de comunicação instantânea (MSN, GTalk, YahooMessenger, etc).
O tempo de conexão desses usuários aqui no Brasil ainda é extremamente baixo, desconsiderando-se o tempo gasto por aqueles que ficam em salas de bate papo ou jogos online por exemplo.
Estou referindo-me exclusivamente a aqueles que utilizam esse tempo de forma realmente produtiva;
O fato é que a disseminação das redes de relacionamento/sociais foi uma forte alavanca para o crescimento de usuários de Internet no Brasil. Mas infelizmente, boa parte dos novos usuários não consegue aproveitar nem 10% de todo o potencial da Internet. É o caso daqueles que usam a Internet apenas para acessar seu perfil no Orkut e nem se preocupam em acessar um sites de notícias, revistas ou qualquer outro site em que se possa um pouco mais de conhecimento geral.
Seja no trabalho ou em casa, quando um usuário acessa a Internet, dificilmente acessa tão somente para fazer uma única coisa, como por exemplo, realizar uma busca no Google...
- Santo GOOGLE - Risos
... sobre um determinado tema. Ele aproveita o fato de estar conectado e acaba usando parte do seu tempo em outras ferramentas, tais como E-mail, Messenger ou simplesmente para ler as notícias da última hora.
Quem aqui não tem um cerimonial pré-meditado ao ligar o computador?! Eu mesmo tenho um.
Independente do motivo, sempre que ligo o computador a rotina é a mesma:
Abro meu e-mail;
Abro meu MSN;
Abro meu Orkut e
Abro meu Facebook.
E só então após me atualizar em todas essas ferramentas, é que parto para as demais atividades, até porque em muitas dessas ferramentas já me levam a sites de notícias, e se não me levam esse é o segundo passo...
O tempo de uso produtivo do internauta brasileiro é extremamente baixo, e é claro que vocês irão me dizer:
- “Tenho vários amigos que ficam o dia inteiro nos MSN’ e Orkut’s da vida e que usam essas ferramentas de forma produtiva...”
Mas o fato é: “Nem todos usam de forma produtiva” ou melhor “A maioria não usa de forma produtiva”...
Vamos a mais alguns exemplos, hoje em dia os navegadores permitem a navegação por abas, é cada vez mais difícil manter o internauta preso em um único site por um longo período, primeiro que o “cara” abre mil abas ao mesmo tempo, e segundo, como a internet da maioria dos brasileiros não é tão rápida assim, o cara acaba abrindo mil abas e não consegue carregar 10% das abas que abrem, ou seja, o cara acaba nos MSN’s ou nos Orkut’s da vida.
Outro “habituê” da maioria dos internautas brasileiro, é a utilização em conjunto com a internet (na maioria das vezes em casa), de rádio e/ou uma televisão. O que pode parecer um simples prazer unificado...
- Existem pessoas que até dizem que são capazes de fazer mil e uma coisas ao mesmo tempo.
... acaba sendo uma verdadeira arma contra o bom uso da Internet, pois a tanto a TV quanto o Rádio, em suas mídias e programas, se utilizam hoje de muitos atributos da internet, quer um exemplo?
Suponhamos que agora você está lendo uma matéria em site de notícias, sobre “Aquecimento Global”, ou sobre uma nova posição da “ONU” em relação ao “caos” que se encontra o mundo.
E de repente surge uma noticia no rádio ou na TV, que a sua banda de música internacional favorita, está vindo ao Brasil, e que para maiores informações você deve acessar o site “tal”.
Pronto, já era sua leitura, sobre qualquer que seja o assunto...
É instantâneo, você está na internet, às informações da banda só estão na íntegra na internet, você automaticamente abandona a leitura e vai pro site da “banda”...
Por esse e por outros motivos, o brasileiro vão se dispersando e fazendo uma má utilização da maior ferramenta de informação do MUNDO.
Só pra deixar claro, não sou contra o uso dos MSN’ e Orkut’s, muito pelo contrário tais ferramentas são de extrema valia para aqueles sabem usá-las de forma consciente, eu mesmo navego pelas mesmas TODOS os dias.
E pra finalizar, se você leu este “post” até o final, você com certeza não faz parte da fatia de brasileiros que fazem “NADA” na internet - Risos.
Felipe Vieira
2 Deixe um comentário, clique aqui!:
Concordo. Tem que ser útil, rs. Meus amigos do MSN devem me detestar, pois sempre que os contacto é pra tirar alguma dúvida, esclarecer alguma questão; raramente para perguntar "qual é a boa?" Rsrs. E facebook também: recebo atualizações sobre vários assuntos que, antes, precisava olhar alguns sites diariamente para saber se tinha saído... Agora, o Facebook noticia e eu vou na fonte! Enfim, se nós não soubermos usar a ferramenta, ela nos usará! :D
CONCORDO EM GÊNERO, NÚMERO E GRAU LIPE!!! SABENDO USAR ESSAS FERRAMENTAS QUE MAL TEM???
ÓTIMO TEXTO, PARABÉNS!!!
IRENE VILLAS BÔAS
Postar um comentário